MDM (Mobile Device Management) – Tudo que você precisa saber para contratar a melhor ferramenta.

Atualmente é fundamental a utilização de smartphones e tablets dentro do mundo corporativo, seja para utilizações de operação (com o uso de aplicativos e ferramentas) ou para comunicação (interna, com clientes, fornecedores). Mas ao mesmo tempo que cresce sua utilização, cresce também a utilização indevida destes equipamentos.

 

Por isso, o MDM surge para simplificar e profissionalizar a utilização de celulares e tablets dentro do mundo corporativo.

 

Se você chegou até este artigo é porque de alguma forma tem interesse em entender melhor o que é, e como funciona essa ferramenta, que pode ajudar muito a proteger a operação da sua empresa. Por isso, leia até o final, que vamos ensinar a escolher a melhor opção disponível no mercado.

O que é MDM?

O MDM (Mobile Device Management) é uma ferramenta de gerenciamento de dispositivo móvel, ou seja, gerenciamento de uso dos equipamentos (celulares, tablets…), que simplifica e profissionaliza a gestão destes aparelhos. Podendo ser realizado diversos bloqueios de apps e outras funções que vamos explicar já já….

Essa ferramenta surgiu devido a necessidade das empresas de utilizarem celulares e tablets em sua operação mantendo a segurança de dados e controle sobre os aparelhos.

Sendo assim, o MDM é mais uma ferramenta de Gestão estratégica que sua empresa deve adotar visando inovação e aumento de produtividade.

Por fim, entenda que o MDM é essencial para a proteção da operação da sua empresa.

Para que serve o MDM?

O MDM tem como principal utilidade a função de bloquear determinados aplicativos e o uso livre nos equipamentos. Muito utilizado no mundo corporativo para impedir que colaboradores utilizem os aparelhos da empresa para fins pessoais, como o uso de redes sociais, fotos pessoais, sites inapropriados e mais. Sem contar que ao utilizar tudo isso de forma indevida, ainda reflete no uso incorreto do plano de internet contratado (quem não tem um colaborador que reclama sempre da internet? ou aquele vendedor que não consegue passar o pedido porque acabou o pacote de dados?), na vida útil do aparelho, e outros reflexos negativos.

Além disso, é extremamente importante para a segurança de dados e informações da sua empresa, conseguindo limitar o envio de documentos por exemplo.

Sendo assim, com a utilização do MDM, é possível, por exemplo, que a empresa crie um Launcher (Tela inicial) totalmente personalizado, de acordo com a sua operação, e permitindo somente os aplicativos e funções que de fato o colaborador precisa para exercer sua função.

Como utilizar o MDM?

O primeiro passo para implementar um projeto eficaz de MDM em sua empresa é mapear os cargos e setores que vão entrar no projeto (Indicamos todos). Ao fazer essa separação por cargo/setor você deve identificar qual é a melhor forma de uso de seus aparelhos (quais aplicativos utilizam? Quais sites precisa ter acesso? Quais outras ferramentas podem precisar no dia a dia?). Com essas perguntas respondidas, você consegue entender que cada cargo precisará de liberações e bloqueios diferentes. Com toda certeza, o setor financeiro de sua empresa usa ferramentas que o setor operacional não usa, e vice e versa.

Após entender as particularidades de cada cargo/setor, você precisa entender quais são os seus objetivos com esse projeto. Isso porque, existem diversas ferramentas no mercado, e com diversas funções. Se você possui um setor de motoristas/entregadores ou algum setor externo que faça rota, é muito interessante ter uma função de rastrear o aparelho (que é útil tanto na identificação de rota, quanto na percepção de possível assalto), além da função de bloqueio por velocidade (para evitar multas de trânsito, você pode bloquear o aparelho quando ele atingir determinada velocidade).

Como função principal temos o bloqueio de sites e aplicativos indesejáveis, mas como funções extras temos diversas outras opções, como saber o nível de bateria dos aparelhos, fazer atualizações de forma remota, receber um alerta se o chip for retirado e outras mais. E com tantas opções, você precisa saber o que é essencial para o seu projeto, o restante é bônus.

Onde encontrar opções de MDM?

Com a facilidade da internet e do Google não será difícil encontrar opções! Aqui na Voicecon, nós também temos esta ferramenta para disponibilizar. Mas lembre-se, antes de pesquisar as opções de mercado, tenha bem definido as particularidades do seu projeto e objetivos com a implantação dele.

Dessa forma, você não corre o risco de contratar uma ferramenta que não será utilizada, ou que não dará os resultados esperados.

O objetivo é que esta ferramenta seja um investimento em proteção e inovação na operação de sua empresa, e não que ela se torne um custo sem utilidade. Por isso, deve ser estratégica.

Porque contratar o MDM com a  Voicecon?

A Inovação e tecnologia deve ser um investimento recorrente em sua empresa, felizmente ou infelizmente, as tecnologias avançam de forma acelerada, e sua empresa precisa estar atenta e acompanhar essas inovações para que não fique defasada.

A Tecnologia a cada dia mais deixa de ser um diferencial e passa a ser uma obrigação, quem não investe em tecnologia, é deixado para trás.

Se você tem uma empresa que visa segurança de informações, que entende que a operação não pode parar, que vendedor não pode ficar com problemas no celular, e que precisa inovar e profissionalizar setores, o MDM que oferecemos é para você!

Isso porque já validamos sua utilização em diversas empresas pelo Brasil, e de segmentos bem distintos, como escritórios de contabilidade e advocacia, distribuidoras, empresas de monitoramento, segurança patrimonial e muito mais.

Então se você precisa de uma ferramenta completa, e que possa se adaptar a sua operação, além de um acompanhamento especializado, nós temos a solução!

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas!

Esse conteúdo ajudou você de alguma forma? Que tal compartilhar com amigo que precise ler esse conteúdo também? 😉

Sem comentários

Envie seu comentário